MOTORISTAS DE TRANSPORTE COLETIVO DE CRIANÇAS INICIAL
TRANSPORTE COLETIVO DE CRIANÇAS
Duração: 35 Horas
Local:
Data Inicio:
Valor: €
Destinatários
– Motoristas que fazem o transporte colectivo de crianças ao serviço de creches, jardins-de-infância e escolas;
– IPSS, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, empresas de transporte de passageiros ou outras.
Pré-Requisitos:
A Condução de Automóveis afetos ao Transporte de Coletivo de Crianças só pode ser efetuada por motoristas que possuam um certificado emitido pelo IMT, IP, válido por cinco anos, cujas condições são definidas por portaria do membro do Governo que tutela os transportes, tendo em conta, designadamente, os seguintes requisitos:
a) Habilitação legal para conduzir a categoria de automóvel em causa;
b) Experiência de condução de, pelo menos, dois anos;
c) Documento comprovativo de inspeção médica, aferidor das aptidões físicas e psicológicas, nos termos do que é exigido para os motoristas de automóveis pesados de passageiros;
d) Idoneidade dos motoristas;
e) Frequência de uma Acão de formação.
Objetivos
O curso pretende permitir aos participantes a aquisição de conhecimentos sobre regras e medidas de segurança específicas do transporte de crianças, primeiros socorros e relacionamento interpessoal, com vista à obtenção do certificado necessário ao exercício da profissão.
O curso de Formação Inicial para Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças tem como objetivo geral dotar os participantes de conhecimentos teóricos e práticos inerentes à função de motorista de transporte coletivo de crianças, designadamente sobre as regras e medidas de segurança específicas do transporte coletivo de crianças e jovens até aos 16 anos, de e para os estabelecimentos de educação e ensino, creches, jardins-de-infância e outras instalações ou espaços em que decorram atividades educativas ou formativas, designadamente os transportes para locais destinados à prática de atividades desportivas ou culturais, visitas de estudo e outras deslocações organizadas para ocupação de tempos livres.
De uma forma geral pretende-se assegurar que os formandos possam desempenhar a sua atividade com elevados níveis de profissionalismo assegurando o máximo de conforto e segurança às crianças e jovens transportados.
Programa
1- Prevenção Rodoviária;
2- Teoria e Prática da Condução:
– O condutor, a via e o veículo;
– Conceito ACEITE (ver e ser visto, antecipação e previsão, olhos em movimento, distância de segurança);
– Conceito ESM (Espelho – Sinal – Manobra);
– Tempo de reação e seus fatores;
– Posição adequada de condução;
– Sistemas de travagem e seu funcionamento;
– Comportamento dinâmico do veículo em curva (ESP);
– Tacógrafo: função, características, utilização.
3- Legislação Rodoviária:
– A pluralidade das vias de trânsito e filas paralelas (artº14 e 15);
– Veículos de transporte coletivo de passageiros (art.º 20);
– Velocidade, limites e disposições legais (art.º 24 a 28);
– Cruzamentos, entroncamentos e rotundas (art.º 30 a 32);
– Ultrapassagem e trânsito em filas paralelas (art.º 36 a 42);
– Paragem e estacionamento, veículos de transporte coletivo e transporte de pessoas e crianças (art.º 48 a 55);
– Trânsito em auto-estradas (art.º 72 e 73);
– Vias reservadas e pistas especiais (art.º 76 a 78);
– Condução sob influência de álcool e drogas (art.º 81 e 153 a 157);
– Acessórios de segurança (art.º 82);
– Proibição de utilização de telemóveis (art.º 84);
– Imobilização por acidente ou avaria (art.º 87 a 89);
– Contra-ordenações, coimas e sanções acessórias (art.º 136 a 148).
4- Legislação: Transporte Coletivo de Crianças:
– Lei 13/2006, respetivas alterações, e Portarias e Despachos que a regulamentam – interpretação e aplicação;
– Código da Estrada – Transporte de Pessoas, Transporte de Crianças, Utilização de Sistemas de Retenção para Crianças;
– Transporte de Crianças – Recomendações da Direção Geral da Viação.
5- Primeiros Socorros – Atuação em caso de Acidente e Incêndio em Veículos:
– Sistema Integrado de Emergência Médica;
– Alerta, pré-socorro e socorro em caso de acidente;
– Caixa de Primeiros Socorros: conteúdo, utilização, manutenção;
– Incêndios e formas de extinção;
– Extintores e sua utilização;
– Imobilização do veículo, saída e sinalização em caso de acidente;
– Demonstração e treino de utilização de extintores.
6- Aspetos Psicossociológicos da Função de Motorista:
– Aspetos que influenciam a condução e a atitude do motorista (cansaço, álcool, ruído das crianças, alimentação);
– Estratégias para lidar com estes aspetos e minorar o risco de acidente;
– A importância do papel do motorista enquanto modelo de referência das crianças e das famílias;
– A responsabilidade do motorista na segurança das crianças e jovens que transporta.
7- Relacionamento Interpessoal:
– Comunicação: características, barreiras e obstáculos;
– Comportamento passivo, agressivo e assertivo;
– Treino de competências assertivas em situações de confronto e conflito.